Curiosidades


UNIDADES DE CONSERVAÇÃO EXISTENTE NO BIOMA

O bioma Amazônia é formado por 23 ecorregiões, onde os interflúvios são a principal causa de separação dessas ecorregiões, existindo uma grande variante em relação à porcentagem que cada ecorregião ocupa do bioma, onde apenas três ecorregiões ocupam áreas maiores de 10% do bioma, enquanto que a maioria ocupa menos de 10%.
Tratando-se das unidades de conservação existentes no bioma, estima-se a existência de 51 unidades de conservação de proteção integral; 77 unidades de conservação de desenvolvimento sustentável e 259 terras indígenas.
As 51 unidades de conservação integral existentes no bioma não são divididas de forma igual entre as ecorregiões que compõem o mesmo, seguindo tal forma de distribuição: Doze das 23 ecorregiões apresentam menos de 5% de sua extensão em unidades de conservação de proteção integral, cinco entre 5% a 20% de suas áreas em UC´s, três não apresentam nenhuma UC´s e somente três são privilegiadas apresentando mais de 20% de suas áreas em unidades de conservação de proteção integral.
Desta forma contata-se que o sistema de UC´s no bioma, ainda é insuficiente para garantir a proteção da diversidade de ecossistema existente no mesmo.

ATIVIDADES IMPORTANTES NO MUNICÍPIO

Em 1996, Mamirauá, foi transformada em reserva de desenvolvimento sustentável é uma área de 1.124.000 hectares, corresponde a metade do estado do Sergipe, possui imensas áreas florestais alagadas, se constituindo na maior área protegida de várzea. Marcio Ayres foi um incentivador no processo de criação da reserva, juntamente com a sociedade e o Estado.
A reserva diferentemente dos parques nacionais incentivam a presença de moradores  do local que servem como uma espécie de guardiões dentro da reserva. Algumas espécies de madeiras tropicais estão em Mamirauá e as populações tradicionais ajudam na preservação, pesquisa e manejo da unidade.
A reserva possui 300 espécies de peixes, 400 de aves, aproximadamente 45 espécies de mamíferos. Há uma espécie de mamífero-macaco que está em extinção é o Uacari-branco (Cacajão Calvus) que andam em bando aproximadamente, 50 criaturas, pesam quatro quilos, comem frutos imaturos e andam muitos quilômetros  por dia. O Uacari-branco é característico de mamirauá, contudo, as outras, três espécies também estão em extinção são elas: Uacari-de-cabeça-vermelha, Uacari-de-cabeça-preta, Uacari negro.

EXPERIENCIAS DE ECOTURISMO NO BIOMA

Silves é um município do estado do amazonas com sede administrativa em uma ilha fluvial do Urubu, tendo sua comunidade sentindo-se ameaçada pela exploração predatória de recursos pesqueiros, por pescadores comerciais das grandes cidades, uniram-se em uma organização não governamental, ASPAC, Associação de Silves pela Preservação Ambiental e Cultural, com objetivo  de defesa, preservação  e recuperação do meio ambiente, manejo de lagos, associada à educação ambiental, o ecoturismo comunitário e a produção integrada de sistema agro-florestais.
A ASPAC desenvolveu um projeto de ecoturismo em Silves, um projeto de Ecoturismo Comunitário na Amazônia Brasileira, buscou parcerias e conseguiram apoio técnico da WWF e financiamento do governo da Áustria. Criando a pousada ecológica Aldeia dos Lagos, que se tornou o primeiro empreendimento comunitário de ecoturismo da Amazônia, cuja renda foi revertida para a conservação do sistema de lagos de pesca da região e para melhorar a qualidade de vida dos ribeirinhos do município de Silves, pois, a implantação do ecoturismo de forma adequado pode contribuir para a preservação do meio ambiente desenvolvimento econômico e integração da comunidade.

ARVORES NATIVAS

Pupunha

Açaí
Mogno
Cedro
Sumaúma
Seringueira
Andiroba
Castanha-do-pará


ANIMAIS DO BIOMA




Anta
Arara-vermelha
Ariranha
Cachorro-vinagre 
Cateto
Gato-maracajá
Irara
Jaguarundi
Jaguatirica
Kinkajou
Macaco-aranha
Macaco-barrigudo
Onça-pintada
Peixe-boi
Preguiça
Sagüi-de-bigode


Bate Papo