PERGUNTAS – MEIO AMBIENTE/BIOMA


- Segue as perguntas, direcionadas a cada bioma.

(Mata Atlântica) –Quais são os ecossistemas que formam a Mata Atlântica? E quais são suas características?

(Caatinga) – Quais são os impactos das mudanças climáticas no nordeste? E como influência os moradores da região?

(Cerrado) – Como as mudanças climáticas podem influenciar na agricultura realizada no cerrado? E quais são as consequências do não fornecimento de alimentos, tanto para o país quanto para economia?



- Qualquer duvida, critica ou sugestão será sempre bem vinda.
;)


2 comentários: sobre PERGUNTAS – MEIO AMBIENTE/BIOMA

Geografia Uesc disse...

Resposta
(Bioma Cerrado)


Uma das principais consequências da mudança do clima no Cerrado é a distribuição no regime de chuvas e aumento da temperatura, que impossibilita uma maior produção de alimentos e principalmente uma forte crise na economia, o fornecimento de alguns tipos de alimento sofre com o baixo abastecimento e a população sofre com os altos preços. Percebe-se que com essa forte crise agrícola a economia do país é fortemente afetada, principalmente nas exportações, onde a quantidade de alimentos produzidos não consegue suprir a demanda exigida pelo mercado.
Algumas instituições como a Embrapa vêm lançando propostas de aumento e manutenção da produção em meio às mudanças do clima no Cerrado, como a utilização de maquinários sofisticados, que aprimoram técnicas de produção e manutenção dos campos agrícolas. No entanto, para se obter grande êxito é necessários bons investimentos, sendo imprescindível a ajuda de investidores mundiais.

1 de maio de 2012 às 09:49  
Grupo BioMA disse...

Bioma Mata AtlÂntica: Os Ecossistemas que formam o Bioma da Mata Atlântica e que conferem uma grande diversidade à paisagem são:

Floresta Ombrófila Densa - Estende-se do Ceará ao Rio Grande do Sul, localizada principalmente nas encostas da Serra do Mar, da Serra Geral e em ilhas situadas no litoral entre os estados do Paraná e do Rio de Janeiro. É marcada pelas árvores de copas altas, que formam uma cobertura fechada.

Floresta Ombrófila Mista - Conhecida como Mata de Araucária, pois o pinheiro brasileiro (Araucaria angustifolia) constitui o andar superior do floresta, com sub-bosque bastante denso. Reduzida a menos de 3% da área original, sobrevive nos planaltos do Rio Grabde do Sul, Santa Catarina e Paraná, e em maciços descontínuos, nas partes mais elevadas de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.

Floresta Ombrófila Aberta - A vegetação é mais aberta, sem a presença de árvores que fechem as copas no alto, ocorre em regiões onde o clima apresenta um período de dois a, no máximo, quatro meses secos, com temperaturas médias entre 24° C e 25° C. É encontrada, por exemplo, em Minas Gerais, Espirito Santo e Alagoas.

Floresta Estacional Semidecidual - Conhecida como Mata de Interior, ocorre no Planalto Brasileiro, nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Alguns encraves ocorrem no Nordeste.

Floresta Estacional Decidual - É uma das mais ameaçadas, com poucos remanescentes em regiões da Bahia, Minas Gerais e Piauí. Sua vegetação ocorre em locais com duas estações bem demarcadas: uma chuvosa, seguida de longo período seco. Mais de 50% das árvores perdem as folhas na época de estiagem.

Campos de Altitude - Normalmente ocorrem em elevações e em linhas de cumeadas, associados ou não a fragmentos florestais. A vegetação característica é formada por comunidades de gramíneas, em certos lugares, interrompida po pequenas charnecas. Frequentemente nas maiorres altitudes ocorrem topos planos ou picos rochosos, como no Parque Nacional de Itatiaia (localizado entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais).

Brejos Iterioranos - Ocorrem como encraves florestais (vegetação diferenciada dentro de uma paisagem dominante), em meio à Caatinga e têm importancia vital para a região nordestina, pois possuem os melhores solos para a agricultura e estão diretamente assosciados à manutenção dos rios. São também conhecidas como "serras úmidas".

Manguezais - Formação que ocorre ao longo dos estuários, em função da água salobra produzida pelo encontro da água doce dos rios com a do mar. É uma vegetação muito característica, pois tem apenas 7 (sete) espécies de árvores, mas abriga uma diversidade de microalgas pelo menos 10 (dez) vezes maior.

Restingas - Ocupam grandes extensões do litoral, sobre dunas e planícies costeiras. Iniciam-se junto à praia, com gramíneas e vegetação rasteira, e tornam-se gradativamente mais variadas e desenvolvidas à medida que avançam para o interior, podendo também apresentar brejos com densa vegetação aquática. Abrigam muitos cactos, orquídeas.

2 de maio de 2012 às 14:27  

Postar um comentário

Bate Papo