Notícia - POLUIÇÃO

Poluição muda a Amazônia, diz pesquisa



A alta concentração de gás carbônico na atmosfera, gerada pelo uso de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo, está dando uma nova face à floresta amazônica, de acordo com um estudo que será publicado na revista Nature desta quinta-feira.


O estudo envolve cientistas americanos e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Os pesquisadores demarcaram 18 áreas de um hectare cada e acompanharam o crescimento de quase 13,7 mil árvores de tronco com diâmetro superior a 10 cm ao longo de 20 anos.

Das 115 espécies analisadas, 27 apresentaram grandes mudanças no que diz respeito à taxa de crescimento, tanto em tamanho individual quanto em população. Entre essas espécies, 14 cresceram acima do normal em tamanho e em população. Outras 13, que têm crescimento mais lento, perderam seu espaço na floresta.

Além disso, a pesquisa mostrou que as árvores estão tendo uma vida mais curta e sendo substituídas por árvores jovens mais rapidamente.

Competição



A longo prazo, isso pode indicar que a floresta corre o risco de estar perdendo a capacidade de filtrar o ar.

"Em linhas gerais, as árvores maiores e que crescem mais rápido estão vencendo a disputa com as árvores menores e de crescimento menos acelerado", disse o pesquisador Alexandre Oliveira, da Universidade de São Paulo (USP), à agência de notícias britânica Press Association.

Segundo o artigo, que será publicado na Nature, a causa mais provável dessas mudanças é a concentração de gás carbônico na atmosfera.
Os pesquisadores acreditam que esse excesso de gás carbônico está aumentando a competição por luz, água e nutrientes do solo, beneficiando as espécies maiores.
"É assustador perceber que florestas aparentemente intactas podem mudar tanto e tão rapidamente", disse à agência de notícias Reuters o coordenador da pesquisa, William Laurance, do Instituto Smithsonian de Pesquisas Tropicais dos Estados Unidos, que tem sede no Panamá.
Os cientistas acreditam que essa inesperada mudança no padrão de crescimento das árvores pode ser um indício de modificações mais profundas em todo o ecossistema da floresta.



FONTE: http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2004/03/040310_natureamt.shtml



1 comentários: sobre Notícia - POLUIÇÃO

Grupo Caatinga Viva disse...

De que forma o agronegócio contribui para a poluição dos solos e bacias hidrográficas na Amazônia?

25 de junho de 2012 às 16:04  

Postar um comentário

Bate Papo